Câmara Municipal de Nova Iguaçu

26 de junho de 2019 Correio Eletrônico

Aqui se faz necessário esclarecer o que se entende por cerimonial, protocolo e etiqueta. As conceituações apresentadas buscam facilitar o entendimento sobre o assunto e suas particularidades.

Cerimonial é a rigorosa observância de certas formalidades em eventos oficiais, entre autoridades nacionais e estrangeiras. É o conjunto de formalidades que se deve seguir num ato solene ou festa pública. Entende-se que é a técnica de conduzir cerimônias, assim como a seqüência lógica de programas, recepção, acesso a um evento e outros fatos. Assim, pode-se colocar que cerimonial é um conjunto de diretrizes preestabelecido que precisa ser conhecido e observado em eventos oficiais ou especiais, sendo o indicador de como as pessoas devem se comportar no convívio social formal.

Protocolo é a ordem hierárquica que determina as regras de condutas de governos e seus representantes em ocasiões oficiais ou particulares. Designa, para cada participante, o lugar adequado na estrutura política e administrativa desses encontros, regulando conflitos de precedência e garantindo posições oficiais.

Em relação ao protocolo, pode-se enunciar que é o implemento de normas previamente fixadas pelo cerimonial e adequadas para o estabelecimento de contatos sociais, tanto por organizações públicas quanto privadas, contendo indicativos para facilitar o convívio formal em sociedade. Atualmente, qualquer evento, por mais simples que seja, não prescinde de normas de protocolo para o sucesso de sua realização.

A etiqueta é a forma cerimoniosa do trato social, formalidade. Pode-se dizer que, enquanto o cerimonial dá diretrizes para o desenvolvimento de solenidades, tendo no protocolo o seu elemento de ação, a etiqueta é parte básica do comportamento individual de todos aqueles que participam do encontro, mediante a observância de valores e normas direcionados para o convívio em sociedade.

Cerimonial - Manual Básico
176 Kb
Cerimonial Público
165 Kb