COM A PALAVRA

Xô Intolerância!


Sou presidente da Comissão de Assuntos Religiosos da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu. Tenho certeza que pouca gente sabe da existência desta Comissão e é muito importante que todos saibam que a Câmara de Nova Iguaçu e os vereadores não estão alheios a um assunto tão importante como este. A Comissão, que também é composta pelos vereadores Renata da Telemensagem e Mauricio Morais, periodicamente, na Sala de Reuniões, para discutir assuntos como a intolerância religiosa.

Nos últimos meses temos notícia de vários casos de intolerância religiosa em nossa cidade, e isso me entristece bastante. Quero deixar claro que sou cristão evangélico, mas que não tolero e não aceito qualquer tipo de discriminação. Também quero deixar mais claro ainda que as verdadeiras instituições religiosas não compactuam com qualquer tipo de violência nesse sentido. Os últimos atos violentos, acontecidos na cidade, onde terreiros de candomblé foram destruídos, foram cometidos por pessoas e não por instituições religiosas. Essas pessoas não nos representam enquanto cristãos.

Há poucos dias, uma idosa de 65 anos sofreu ferimentos no rosto, na boca e no braço ao ser agredida a pedradas, vítima, de acordo com a família, de intolerância religiosa. É bom lembrar que isso é crime! A pena prevista por lei é a mesma para os crimes de lesão corporal e de ultraje por conta de crença religiosa: de três meses a um ano de detenção. Porém, a pena para os crimes relacionados à intolerância religiosa é aumentada em um terço quando há emprego de violência. As pessoas podem e devem denunciar.

A denúncia é sempre a melhor maneira de acabar com a intolerância. Atos como esse demonstram a falta completa de interpretação da palavra de Deus, e não podem continuar. Nossa Comissão está aqui para ajudar a combater esse tipo de crime. Nos colocamos à disposição para participar de encontros, discussões, seminários e qualquer manifestação contra a discriminação, assim como auxiliar no que pudermos.

18 de outubro de 2017

Vereador Fernando Bernardes Carvalhal - Fernandinho Moquetá
Presidente da Comissão de Assuntos Religiosos da CMNI

Outubro é o mês do "Outubro Rosa"


Movimento que vem ganhando força a cada ano, com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa vem ajudando a conscientizar as mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e também à desmistificação da doença, pois quanto mais falamos, mais sabemos lidar e mais encontramos apoio.

O câncer de mama é uma patologia que se diagnosticada precocemente tem mais chances de ser tratada, diminuindo a possibilidade de tratamentos, como a quimioterapia e até a mastectomia.

"Estima-se um crescimento de 5 a 10% de incidência deste tipo de câncer nos últimos 10 anos. Provavelmente uma em cada 10 mulheres tem ou terá câncer de mama", alerta o oncologista Fernando Maluf. Contudo, as taxas de cura são bem altas, 95%, quando a doença é precocemente diagnosticada. Está é a grande importância da campanha Outubro Rosa.

A Prefeitura de Nova Iguaçu está disponibilizando uma série de exames, palestras e orientações na Praça Rui Barbosa, no Centro, durante todo mês de outubro.

Convido todas as mulheres para participarem desta campanha. Precisamos falar sobre esse assunto e esclarecer todas as dúvidas para reduzir os altos índices desta enfermidade.

Conto com a presença e o apoio de todos, principalmente das mulheres. Divulguem o Outubro Rosa. Vamos caminhar juntas em favor da vida. A prevenção sempre será o melhor remédio.
10 de outubro de 2017
Um grande abraço!
Vereadora Renata Magalhães Turques Araújo – Renata da Telemensagem
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da CMNI

Caros(as) iguaçuanos(as).

É com imenso prazer que cumprimento você através deste novo canal de comunicação do site da Câmara Municipal de Nova Iguaçu. O "Com a palavra" será utilizado pelos vereadores desta Casa de Leis para transmitir mensagens à população de Nova Iguaçu e levantar temas importantes da atualidade para reflexão da nossa sociedade.

Desde janeiro, nossa gestão vem trabalhando para melhorar a comunicação com a população: como podem ver nosso site está totalmente atualizado e com o layout de fácil acesso. Criamos, também, perfis da Câmara nas redes sociais Instagram e Facebook, além de diversas ações para aproximar os cidadãos do Legislativo Iguaçuano, como Sessões Solenes, debates e audiências públicas.

Sendo assim, quero convidá-lo (a) a continuar nos acompanhando e opinando. E como diz o nosso novo lema "O Lugar do Povo é Aqui!".

02 de outubro de 2017
Atenciosamente,
Rogério Teixeira Junior (Juninho do Pneu)
Presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu