NOTÍCIAS

Transparência e funcionalidade: CMNI chega aos 100 dias da nova gestão

11/04/2017


 Passou bem rápido. A nova direção da Câmara Municipal de Nova Iguaçu completou, nesta semana, os 100 primeiros dias de sua administração, que começou com a eleição da Mesa Diretora, no dia 1 de janeiro deste ano. Em seu discurso de posse, o presidente Juninho do Pneu (PMDB) já anunciava: “O lugar do povo é aqui! Nossas ações terão como foco principal a construção de um Legislativo transparente, dinâmico e produtivo. E todas serão instrumentos que servirão para o crescimento de nossa cidade e também da nossa população. Seremos 17 vereadores trabalhando, sem parar, por uma Nova Iguaçu cada vez melhor”.

Mesmo em recesso de sessões plenárias, no mês de janeiro foram aprovadas duas mensagens do prefeito Rogério Lisboa, importantes para os ajustes financeiros necessários. No mesmo mês, os vereadores dialogaram com servidores de diversas categorias, assim como representantes da sociedade civil. Na pauta, a busca de caminhos para a solução da grave crise em que a cidade se encontrava. Vários caminhos vêm sendo trilhados a partir dessas discussões.

Pela primeira vez, os vereadores de Nova Iguaçu puderam participar de um workshop, realizado pela própria Câmara. Três temas foram apresentados: "A Comunicação no Poder Legislativo", "Lei Orgânica e Regimento Interno" e "Produção e Técnica Legislativa".

Em fevereiro teve início o período legislativo. Um plenário moderno e funcional foi oferecido ao público e aos vereadores. O evento “Dia do Jovem Empreendedor” acontece neste plenário, reunindo entidades como o Sebrae, Casa do Menor São Miguel Arcanjo, Centro de Integração Empresa-Escola. Uma plateia com mais de 200 participantes, jovens em sua maioria, é claro, participa do momento, aprendendo e partilhando suas experiências no mundo do empreendedorismo.

Março chega, e o Dia Internacional da Mulher é comemorado com a inauguração da Galeria de Fotos das Ex-Vereadoras de Nova Iguaçu. Momento de muita emoção, que contou com a presença das ex-parlamentares e/ou seus familiares. Nas palavras da ex-vereadora Ivete Pantaleão, “uma homenagem mais que justa a todas as companheiras que já passaram por esta Casa”. No dia 23, o prefeito Rogério participa da sessão e recebe das mãos dos 17 vereadores um cheque de R$ 2 milhões. Uma devolução de verba que o Poder Legislativo fez à prefeitura para ajudar na saúde financeira dos cofres municipais.

No quesito comunicação, o site foi reformulado, o Facebook e o Instagram foram criados. E vem muito mais por aí. Amanhã, os vereadores já confirmaram presença na caminhada “Todos Pelo Hospital da Posse”, com concentração às 9h, em frente ao campus da Universidade Rural em Nova Iguaçu.

Câmara Municipal de Nova Iguaçu: O Lugar do Povo é Aqui!