Projeto "Visite a Câmara" desperta sonhos na juventude iguaçuana

05/10/2017

A foto oficial não podia faltar

Aluna de uma escola pública de Nova Iguaçu, Iasmim Bermude Monteiro, 15 anos, nunca havia entrado na Câmara de Vereadores de sua cidade (CMNI). Dos muitos sonhos que carrega na mente, mais um tomou forma no dia de hoje (5): se eleger vereadora. Junto com seus professores e seus 30 colegas de turma, ela participou da 2ª edição do projeto "Visite a Câmara". Durante toda a manhã, os servidores da CMNI receberam os estudantes da Escola Municipal Kerma Moreira Franco, localizada no bairro de Austin, e mostraram toda a estrutura da Casa e seu funcionamento. Temas dos mais variados fizeram parte do diálogo. Professor de Geografia, Luciano Alves, prometeu: "Podem anotar tudo. Iremos utilizar na sala de aula".

O "Visite" começou com a exibição, no plenário, de um vídeo-institucional que conta a história da Câmara, desde sua instalação, em 1833, até os dias de hoje. Dali, a turma conheceu a sala onde vereadores ficam antes da sessão começar, onde também se encontra a biblioteca. Cada gabinete foi visitado, inclusive o do presidente, assim como as salas dos departamentos funcionais e a de reunião das Comissões Permanentes. No setor histórico, onde estão o Painel Histórico-Cultural, o quadro do Comendador Soares, primeiro presidente da CMNI, e a Galeria Legislativa, mais algumas novidades. A Horta Vertical e o Bicicletário fizeram parte do roteiro. De volta ao plenário, a foto do grupo todo não podia faltar. Nem tampouco a ocupação das cadeiras dos parlamentares, incluindo as da Mesa Diretora.

Além do professor Luciano, acompanharam a turma as professoras Josenice de Jesus e Patrícia Coelho, das disciplinas Matemática e Incentivo à Leitura e Produção Textual, respectivamente. Os vereadores Li Só Alegria, Renata da Telemensagem e Carlinhos BNH participaram da visitação.

Para a jovem Iasmim, que a partir de hoje juntou ao sonho de ser enfermeira do Exército a de ser eleger vereadora, conhecer a Câmara significou muito. "Eu não tinha noção de como era o trabalho do vereador, nem da sua importância. Ano que vem já irei votar", disse a estudante, que adora escrever, mora com a mãe, desempregada, e a irmã menor, e mesmo com todas as dificuldades carrega muita esperança no olhar.

Para participar do projeto, basta ligar para 2667-4124 e falar com a diretora-adjunta Daniele Lage. A Câmara fica na Rua Prefeito João Luiz do Nascimento, 38, Centro, próxima à rodoviária.

Muitas novidades no setor histórico da CMNI

Alunos ocupam os corredores dos gabinetes

CMNI: o lugar do povo é aqui

Iasmim: doçura e esperança no coração