"Educar é Lei" chega na 4ª edição e já é referência nas escolas de Nova Iguaçu

09/11/2017

Alunos, professores e vereadores: Legislativo e educação juntos

Ela só tem 17 anos, mas é representante de turma, coordena os projetos do colégio onde estuda, como "Natal Solidário", "Feira Cultural" e "Gincana do Conhecimento", e ainda arranja tempo para ser aluna-monitora, dando aula de reforço, de todas as disciplinas, para os amigos da classe. Ela é Marcella Fernandes, cursa o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Padrão e participou, nesta manhã (9) da 4ª edição do "Educar é Lei, a Escola no Legislativo Iguaçuano", iniciativa da Câmara Municipal. A cada realização do "Educar", jovens talentosos, e de muito valor, ganham visibilidade e parabenizam o projeto.

- Eu conhecia muito pouco sobre o trabalho de um vereador. Hoje foi um divisor de águas. Não adianta só a gente reclamar da política e dos políticos. É preciso participar, sugerir propostas, conversar olhos nos olhos. Gostei do que aprendi e me sinto mais responsável sobre tudo o que acontece no nosso país – afirma Marcella, que votará pela primeira vez no próximo ano. Ela defende mais recursos e investimentos para a escola pública - o Colégio Padrão é particular. "Eu vim de lá. É preciso dar ensino de qualidade pro nosso povo".

A edição de hoje contou com a presença do vereador de Queimados, André Pereira Bahia, mais conhecido como Deca Bahia. "Juninho já havia me falado sobre este projeto. Vim conhecer de perto e quero levar a iniciativa para minha cidade. É sensacional", disse. O presidente da CMNI, Rogério Teixeira Junior, Juninho do Pneu, recebeu os 36 estudantes do Padrão e seu diretor, Jayme Soares, realizando o discurso de abertura. "Esta Casa está aberta para tudo que estimule o desenvolvimento do nosso município. Não é segredo pra ninguém o quanto eu me identifico com o "Educar é Lei". Vejo na educação de qualidade a saída para construirmos um país forte". Os vereadores Marcelo Lajes, Paulinho da Padaria e Carlão Chambarelli também estiveram presentes.

Após participarem da palestra sobre a história de Nova Iguaçu e a função dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, ministrada pelo servidor Alex Aragão, os alunos simularam a realização de uma sessão plenária, sob a coordenação do funcionário Paulo Jordão, e discutiram e votaram projeto de lei que tratou sobre a criação de bandeiras para os bairros da cidade. O tema foi escolhido em alusão ao Dia da Bandeira, que será comemorado em 19 de novembro. Um vídeo explicativo sobre o assunto foi exibido, como também um material institucional sobre a História da Câmara de Nova Iguaçu.

As alunas Daniele Santos e Kauanny Martins utilizaram a tribuna no horário destinado ao 'Tema Livre' e, como representantes da população, falaram sobre saúde, educação e segurança. O diretor Jayme Soares disse que o conteúdo da visitação será utilizado em sala de aula. Cada participante recebeu, além do Certificado, uma mochila com lanche, dicionário, camisa e foto personalizada. Os agendamentos para participação podem ser feitos com a diretora-adjunta Daniele Lage, no telefone 2667-4124. A Câmara disponibiliza transporte para o translado dos alunos e professores.

Serei escolhida vereadora?

Palestra realizada por Alex Aragão

Mesa Diretora estudantil

Jayme Soares e Marcella Fernandes