Outubro Rosa: Câmara na luta pela prevenção do câncer de mama

Poder Legislativo: juntos pela prevenção

Comemorado em todo mundo no mês de outubro, o Outubro Rosa ganha cada vez mais importância como um período de alerta e conscientização sobre o câncer de mama. A Câmara Municipal de Nova Iguaçu aderiu à campanha: reuniu suas servidoras hoje (3) e ofereceu um café da manhã e um diálogo com uma profissional de saúde sobre o tema. Durante duas horas, a enfermeira do trabalho Juliana Gonçalves falou da importância da mulher conhecer seu corpo, dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença e bateu na tecla prevenção. "A maior causa de óbito feminino no mundo é o câncer de mama. Perceber seus sinais permite que a pessoa se cuide e fique curada", afirmou.

Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) mostram que todos os anos, no Brasil, 57 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama, sendo que 80% dos casos são detectados em estágio avançado. "Outubro Rosa precisa acontecer todos os dias de nossas vidas. Precisamos não só realizar a mamografia, no tempo indicado pelo médico, como também fazer o auto-exame. Aparecendo qualquer anormalidade, o sistema de saúde tem que ser procurado imediatamente", ensinou Juliana.

Autor da Emenda à Lei Orgânica de Nova Iguaçu nº 36/2015, que concede folga anual para que os servidores públicos realizem exames preventivos, o presidente da Câmara, vereador Juninho do Pneu, defendeu as medidas preventivas no caso do câncer de mama: "É preciso que cada pessoa que está presente hoje, aqui, seja um reprodutor das informações que recebemos. Precisamos incentivar cada pessoa a ter total cuidado com sua saúde", disse.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara, vereadora Renata da Telemensagem, esteve presente ao encontro. "Nossa Comissão apoia toda mulher na prevenção do câncer. Campanhas de conscientização precisam tomar conta dos quatro cantos desta cidade". O vereador Aguinaldo Camu, membro da Comissão da Mulher, disse: "Estamos juntos nesta luta. É uma luta conjunta de homens e mulheres". O vereador Paulinho da Padaria também prestigiou o evento. Cada servidora foi presenteada com um kit de beleza.

A fachada da Câmara será iluminada com a cor rosa. A cerimônia acontece hoje, após a realização da sessão plenária que começa às 18 horas.

Palestra com a enfermeira Juliana

Café da manhã da prevenção

Juliana recebe um certificado em reconhecimento ao seu trabalho