NOTÍCIAS

"Prêmio Jovem Empreendedor": Câmara de Nova Iguaçu mostra que a cidade tem talentos tipo exportação

01/03/2018


Autoridades, a partir da esq: Jean Fernandes, secretário Fernando Cid, vereador Ravis, presidente Juninho, secretário Alex e coordenador Sebrae Décio Lima.


A Câmara de Nova Iguaçu consagrou, na última quarta, dia 28 de fevereiro, 12 sonhos que se transformaram em realidade pela decisão e coragem de jovens empreendedores. Iniciativa inovadora, confirmada pelas palavras do coordenador regional do Sebrae – Baixada I, Décio Lima, que afirmou que em 37 anos atuando na instituição nunca teve conhecimento de uma Casa Legislativa com esse prêmio, a Câmara Municipal entregou o "Prêmio Jovem Empreendedor" a protagonistas de sucesso no município. De autoria do presidente da CMNI, vereador Rogério Teixeira Junior, Juninho do Pneu, a Resolução estabelece que, todos os anos, os vereadores irão indicar jovens, entre 18 e 29 anos, que sejam exemplos de sucesso em seus negócios ou participação em atividades filantrópicas.

- Nosso objetivo ao formular o Projeto de Resolução foi homenagear e tornar público o espírito empreendedor de nossa juventude. Mostrar que é possível transformar em realidade, mesmo se enfrentando muitas dificuldades, uma ideia, um sonho. O que vimos na noite de hoje foram vários exemplos de jovens que foram à luta e hoje tocam seus negócios e empreendimentos. Todos os vereadores estão muito felizes em poder mostrar para toda a sociedade a força e capacidade de nossos iguaçuanos – discursou, emocionado, o presidente Juninho do Pneu.

Além da diplomação dos agraciados, por indicação dos vereadores, o Prêmio contou com a participação do público que escolheu um, entre os 12 indicados, para receber o troféu "Honra ao Mérito", em votação realizada na página da Câmara no Facebook, que obteve um alcance de mais de 70 mil e 222 compartilhamentos. Com 626 curtidas, entre 1.440 votos válidos, a Turma AD 131, ano 2017, da Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento (Faetec), foi a vencedora. O projeto apresentado pelos alunos como conclusão do curso de Administração, criou o produto "ultra sol", um carregador de celular que utiliza a energia solar como fonte. O professor orientador da turma, Sandro Zgur, esteve presente à cerimônia e parabenizou a iniciativa da CMNI. "Precisamos de mais estímulos como este, que impulsionem a educação brasileira", disse. A aluna Natasha Salles, de 18 anos, era só felicidade: "Não esperava por este reconhecimento. Estamos muito agradecidos".

Várias autoridades, além do presidente Juninho do Pneu, participaram da mesa que conduziu a solenidade: vereador Felipe Rangel Garcia, Felipinho Ravis, presidente da Comissão de Juventude da Câmara; Jean Fernandes, coordenador de Juventude da Secretaria de Cultura da Prefeitura; secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Cid; Décio Lima, coordenador regional do Sebrae; e Alex Castellar, secretário municipal de Educação e de Assuntos Estratégicos, Ciência. Tecnologia e Inovação. Castellar apresentou a palestra "Inovação e Empreendedorismo" e anunciou a inauguração, em Nova Iguaçu, do 1º Centro de Inovação Público do Estado do Rio de Janeiro. "Inovação não pode ser algo só da classe média alta, e sim estar disponível para todos. A premiação de hoje mostra que talento e disposição não nos faltam".

Três personalidades receberam Moções de Aplausos em reconhecimento ao papel importante que vêm desempenhando no mundo do empreendedorismo: secretário municipal Alex Castellar; Antonio Roberto Petali, vencedor do Prêmio Shell de Educação Científica e professor do Ciep Carlos Drumond de Andrade, localizado em Nova Iguaçu; e Emerson de Souza Queiroz, segundo colocado no Prêmio Shell de Educação Científica, professor do Ciep Cândido Ausgusto Ribeiro, também de Nova Iguaçu. Os vereadores Alexandre da Padaria, líder de governo na CMNI, e Fabinho Maringá estiveram presentes na noite de homenagens. O presidente da Câmara Municipal de Japeri, vereador Wesley de Oliveira, o Miga, participou da cerimônia e disse que irá levar a ideia para sua cidade.

Confira abaixo a relação dos homenageados e seus perfis. O "Prêmio Jovem Empreendedor", edição 2019, promete. Até lá.



Prêmio Jovem Empreendedor

     INDICADO     INDICAÇÃO        HISTÓRIA
          Jose Paulo Turques Araújo - Empresa Graficart

 

 

 

 

 

Vereadora

Renata da Telemensagem

O jovem estava tendo dificuldades de conseguir uma oportunidade de emprego em sua área de atuação, design gráfico. Junto com a namorada Viviane  resolveu tentar algo diferente . Comprou uma máquina de sublimação e 12 canecas para estampar e vender. O primeiro teste foi um sucesso e daí em diante não parou mais. Hoje Jose possui uma empresa on-line de serviços gráficos, a Graficart.
      Leomir Avelar Coelho - Empresa Leomir CELL

 

 

 

 

Vereador

Carlinhos BNH

Desde muito cedo, o jovem sempre teve o desejo de ter sua própria empresa. De família humilde, não tinha condições financeiras para realizar seu sonho. Mas Leomir não desistiu, começou a trabalhar como funcionário de uma loja de consertos telefônicos e guardar todo o dinheiro que ganhava para realizar seu sonho. Com muito esforço e ajuda, hoje ele tem seu próprio negócio, a empresa Leomir CELL.
Ézio da Silva Rodrigues de Sousa -  Lanchonete 3 Irmãos

 

 

Vereaador

Marcelo Lajes

Começou a trabalhar muito cedo, ajudando a mãe no ramo de alimentação. Aos 18 anos decidiu que queria abrir seu próprio negócio nesse mesmo ramo. Pediu à mãe que cedesse uma loja que a família possuía para pudesse abrir sua lanchonete. Enfrentou muitas dificuldades durante o caminho, mas hoje, 6 anos depois, conseguiu se estabilizar e é o dono da Lanchonete 3 Irmãos.
        Caio Maciel Nobrega Gomes - Empresa Caio Nobrega Gourmet

 

 

 

 

 

Vereador

Fernandinho Moquetá

Caio sempre foi muito esforçado, e há um ano e meio começou a fazer cursos na área da gastromia. Até hoje Caio já realizou mais de 14 cursos nesse segmento. Seu lado empreendedor começou a surgir quando o rapaz começou a vender seus pães e doces na porta da casa de sua avó e é claro foi um sucesso. Não demorou e o jovem foi descoberto por uma jornalista que fez uma matéria contando sua história. Caio despontou na mídia e realizou vários trabalhos em eventos de grande porte. Hoje, fornece doces para diversos eventos, tem sua própria lanchonete e realiza eventos gastronômicos em seu ateliê.
  Matheus Gomes Nogueira

 

 

Vereador

Alcemir Gomes

Matheus é um jovem muito responsável e esforçado. Concluiu o ensino médio e logo foi atuar como jovem aprendiz. Trabalhando sempre com muita dedicação.
          Bruno Monteiro Martins da Costela - Bafo Tempero Show

 

 

 

 

 

 

Vereador

Rogério Villanova

Bruno sempre foi um admirador e curioso da culinária brasileira, há algum tempo começou a testar o preparo de costela bovina na churrasqueira a bafo, o sucesso foi tanto entre os familiares que o rapaz resolveu comercializar a costela. Começou no portão de casa e cada vez mais foi aumentando a clientela. Hoje Bruno já está realizando obras no local para ampliar e profissionalizar o negócio e assim receber melhor seus clientes para os almoços de domingo.
          Gabriel Domingos de Oliveira -  Empresa Adilson Rações

 

 

 

 

 

Vereador

Li Só Alegria

 O Jovem Gabriel vendo a necessidade de seu bairro em ter comércios próximos para facilitar a vida da comunidade percebeu que isso poderia ser também uma oportunidade para se tornar um empreendedor. Abriu seu primeiro  comércio, uma loja  varejista de alimentos, artigos de higiene e embelezamento para animais, no bairro Prados Verdes. Com muito trabalho e esforço, além do sonho de ser um grande empresário, o microempreendedor abriu seu segundo negócio, uma loja de materiais de construção. Seu sonho não para por aí, o rapaz diz que ainda quer crescer muito mais na vida.
Antonio Figueira Ferraz - Ponto Certo Informática

Vereador

Aguinaldo Camu

Antonio ficou muito conhecido em seu bairro por ser um jovem prestativo e generoso, sempre ajudando os moradores na reparação e manutenção de computadores e equipamentos periféricos. Oferecendo bons preços foi ganhando a confiança e respeito das pessoas. Hoje se tornou um microempreendedor e possui vasta clientela em seu  negócio, o Ponto Certo Informática.
Jonathan Andrade Fernandes - Jonathan Moulin Entretenimento

 

Vereador

Felipinho Ravis

Desde muito jovem, o rapaz já realizava eventos de entretenimento. Hoje, através da Jonathan Moulin Entretenimento, realiza shows de grupos de pagode, MCs e DJs conhecidos.
Gustavo Conte - My Lanche

 

Vereador

Juninho do Pneu

Há alguns anos.  Gustavo Conte assumiu a lanchonete que era de seu avô. Fez questão de manter a essência familiar e o sabor único de seus produtos artesanais. Modernizou a lanchonete, deu uma nova roupagem, e criou uma nova marca - a MY LANCHE. Aos poucos e com muita dedicação e trabalho, a My Lanche foi crescendo, seus salgadinhos ficando conhecidos em toda a região, pela  qualidade e sabor único.Hoje a MY LANCHE, além de produzir todos seus produtos alimentícios (salgados, lasanha, sanduíches naturais e salgados fit). A MY LANCHE, atendendo aos pedidos de seus clientes, passou a fornecer para terceiros, e vende boa parte dos seus produtos ARTESANAIS para grandes estabelecimentos de Nova Iguaçu e Rio de Janeiro.Esse ano a My Lanche foi avaliada pela empresa Nutrebem (empresa de avaliação de merenda escolar no Brasil), recebendo a nota média de 7.3 em seus produtos, sendo considerada um dos salgados mais nutritivos do país. A qualidade que os clientes já conheciam foi testada e comprovada. Desde esse ano, a My Lanche conta com a  abertura de sua primeira filial, a My LANCHE KIDS, uma loja voltada para alimentação infantil, totalmente diferenciada, buscando uma alimentação mais natural e nutritiva.  
Allan Alves Pinheiro da Auto Mania -Burger Mania

 

Vereador

Dr. Cacau

Aos 18 anos o jovem abriu seu primeiro comércio. Com pouco dinheiro para manter o negócio a loja fechou em dois meses.  Allan não desistiu e foi trabalhar como empregado em outra loja, mas sempre pensando em retomar seu sonho. Como um funcionário dedicado e esforçado acabou se tornando sócio da loja em que trabalhava mas também não deu certo. Então, com a ajuda de um empréstimo financeiro, surgiu a Auto Mania que atua no setor automotivo de vendas, instalação e reparação de acessórios e que já está há 6 anos no mercado.  Com sangue de empreendedor, Allan não podia parar por aí e abriu  também a Burger Mania, hamburgueria artesanal que é um sucesso.
Turma AD 131, ano 2017, da Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento – FAETEC/Nova Iguaçu

 

 

Vereador

Paulinho da Padaria

Os alunos desta turma se uniram para desenvolver um projeto altamente inovador, e assim surgiu o guarda sol que carrega celulares. Agora você já pode ir a praia e não precisa se preocupar em ficar sem o seu celular caso acabe a bateria, isso graças a esses jovens empreendedores.
     


Homenageado Gustavo Conte e presidente Juninho


Homenageado Matheus Gomes e ver Alcemir


Homenageado Antonio Figueira e ver Camu


Ver Carlinhos, homenageado Leomir e Décio Lima


Presidente Juninho, homenageado Allan Alves e Susana Fonseca, esposa e representante do ver Dr. Cacau


Secretário Cid, homenageado Jonathan Andrade e ver Felipinho


Jean, homenageado Caio Maciel e ver Moquetá


Secretário Alex, homenageado Gabriel Domingos e ver Li


Ver Marcelo, homenageado Ézio da Silva e Décio Lima


Presidente Juninho, ver Paulinho e homenageados da Turma AD 131


Secretário Cid, homenageado José Paulo, vereadora Renata e secretário Alex


Homenageado Bruno Monteiro e ver Villanova


Ganhadora do troféu Honra ao Mérito: Turma AD131, ano 2017, Faetc/NI


Palestra do secretário Alex Castellar


Secretário Alex, homenageado com Moção de Aplausos, e presidente Juninho


Ver Alexandre, Antonio Petali, homenageado com Moção, e presidente Juninho


Ver Marcelo, Emerson Queiroz, homenageado com Moção, e presidente Juninho