NOTÍCIAS

Dia Mundial da Água: projeto "Educar é Lei" retoma atividades abordando o tema

22/03/2018


O lugar dos estudantes é aqui

Aconteceu nesta manhã (22) a primeira edição, do ano de 2018, do projeto "A Escola no Legislativo Iguaçuano – Educar é Lei", voltado para os alunos das redes pública e privada e realizado pela Câmara Municipal de Nova Iguaçu. Como hoje se comemora o Dia Mundial da Água, o projeto de lei fictício, discutido e votado pelos estudantes do 7º ano da Escola Municipal Janir Clementino Pereira, tratou sobre o uso racional e sustentável da água na cidade.

Para animar a discussão, o texto debatido dizia em seu artigo 6º: "Os alunos do ensino fundamental e médio da Escola Janir Clementino Pereira somente poderão tomar banho, em suas residências, às segundas, quartas e sábados", o que provocou reação de todos. Marcos Vinícius Silvestre, de 14 anos, defendeu que a população deve se reeducar. "Quem lava seus carros e calçadas que o faça com baldes e não com borracha, pois gasta menos água. Mas banho... precisamos tomar todos os dias", disse o jovem, arrancando risos dos presentes e mostrando que está conscientizado sobre o assunto.

As professoras Sandra Cruz, de Geografia, e Núbia Borba, de Ciências, que acompanharam os alunos, parabenizaram a iniciativa da Câmara e disseram que irão utilizar, em sala de aula, todo o conteúdo da visitação. "Todas as informações recebidas por eles são novas. Tenho certeza que eles começarão a pensar sobre política com um novo olhar", disse Sandra. Núbia agradeceu ao vereador Marcelo Lajes por acompanhar a visitação e participar de todas as atividades.

Estimulados pelo diretor da presidência da CMNI, Thiago Pereira, a criarem o Grêmio Estudantil na Escola, os alunos se mostraram interessados. Gabriel Oliveira, de 15 anos, que pretende ser bombeiro militar, já se colocou à disposição para participar. "Termos um local para discutirmos e lutarmos pelas necessidades da escola será muito bom. Tô dentro".

Cada participante do "Educar", além de assistir a dois vídeos - um sobre a história de Nova Iguaçu e outro sobre a importância da água para o planeta -, ouviu a palestra sobre o funcionamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e viveu seu dia de vereador, com a simulação de uma sessão plenária, sob a coordenação do diretor legislativo Paulo Jordão. Um kit com dicionário, camiseta, foto personalizada, um exemplar do livro "Nova Iguaçu – uma cidade com nome de rio", de Lúcia Fidalgo, bloco, caneta e um lanche foi distribuído.

Para participar do projeto "A Escola no Legislativo Iguaçuano" basta ligar para o número 2667-4124 e realizar o agendamento com a diretora-adjunta Daniele Lage. As inscrições para o ano de 2018 já estão abertas. A Câmara disponibiliza um micro-ônibus para o translado dos alunos e professores.




Palestra com Paulo Jordão


Diretora Daniele realiza sorteio para a escolha dos vereadores


Momento do Hino Nacional


Vereador Marcelo Lajes com os vereadores-mirins


Gabriel Oliveira: "Foi organizar o Grêmio Estudantil"


Vereadores por um dia