Vereadores aprovam o Plano Municipal de Cultura e a "Semana da Juventude"

08/03/2018

Os artistas, agentes e produtores culturais de Nova Iguaçu comemoraram, na noite de ontem, a aprovação do Plano Municipal de Cultura durante sessão plenária da Câmara de Vereadores. Elaborado a partir da ampla participação popular, será mais uma ferramenta de desenvolvimento cultural do município, além de habilitar a cidade para estar inserida no Sistema Nacional de Cultura, o que significa a possibilidade de investimentos federais no setor. Outras 4 mensagens do Executivo também foram discutidas e votadas na Casa, entra elas a que altera a bolsa auxílio para estudantes universitários, realizando ajustes na lei 3.761, de 30 de março de 2006.

- Esta Lei institui bolsa destinada a auxiliar o custeio dos gastos dos estudantes universitários, residentes em Nova Iguaçu, que tenham ingressado em universidades públicas. Projeto de grande alcance social que, com o novo texto, corrige distorções e estabelece critérios para maior controle do benefício – explicou o presidente Juninho do Pneu.

A 3ª mensagem do Executivo tratou sobre o aumento do número de membros do Conselho Municipal de Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania. A quarta criou o Fundo Especial de Administração Fazendária e Fiscal (FAF); e a última estabeleceu medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, visando o desenvolvimento do sistema produtivo de Nova Iguaçu.

Projeto de autoria do vereador Rogério Teixeira Junior, presidente Juninho do Pneu, criou a "Semana da Juventude", que agora faz parte do Calendário Oficial da Cidade e será comemorada, anualmente, na semana do dia 12 de agosto.

Durante a sessão, os vereadores receberam a visita do neuropediatra Newman Teixeira de Nigro, diretor do Centro de Especialidade em Saúde Paul Harris, uma referência no tratamento em crianças com necessidades especiais. Doutor Newman veio discutir com os parlamentares propostas de políticas voltadas para este segmento. A reunião aconteceu após o término da sessão.