POTENCIALIDADE

Potencialidades de Negócios


Setor Secundário: A fabricação industrial de alimentos é uma atividade tradicional em Nova Iguaçu, que apresenta um bom potencial de desenvolvimento. As características locacionais são favoráveis para a fabricação e engarrafamento de bebidas, na medida em que o abastecimento de água possa ser garantido através, por exemplo, de poços artesianos.

Nova Iguaçu tem bom potencial para a fabricação de artefatos de vidro e louças. No setor de transformação de minerais não metálicos, o potencial para a fabricação de artefatos de cimento, fibrocimento, bem como de peças de amianto, gesso e estuque foi identificado no município.

Apesar da pouca tradição específica no setor moveleiro, foi identificado o potencial para desenvolvimento de indústria de mobiliário, consistente com a proximidade dos mercados consumidores.

Nova Iguaçu possui tradição e potencial de desenvolvimento na fabricação de artefatos de ferro, aço e não ferrosos.

O município apresenta grande tradição na fabricação de máquinas, peças e equipamentos mecânicos leves, que deverá ser ulteriormente estimulada pela implantação de uma Escola Técnica Federal, que dará apoio à indústria metal-mecânica.

Foi instalado um Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET no município, ministrando cursos não somente na área de indústria metal-mecânica, como também nas áreas de energia e saneamento.

As excelentes condições locacionais favorecem a criação de empresas que atuem na industrialização de material elétrico pesado no município, que já possui boa tradição na indústria de material elétrico leve.

As tradicionais atividades ligadas às indústrias de perfumaria e cosméticos apresentam grande potencial de expansão. Atualmente 11 empresas representando – 11% da produção nacional – empregando 3.000 pessoas diretas estão em Nova Iguaçu. Quadro do setor abaixo:



FATURAMENTO ANUAL

253.5 MILHÕES

MÉDIA PRODUTIVIDADE

73%

MÉDIA OCIOSIDADE

27%

PRODUÇÃO TINTURA

48 MILHÕES DE UNIDADES

SHAMPOO / COND

19 MILHÕES DE UNIDADES

CREMES

6 MILHÕES DE UNIDADES


No que diz respeito às indústrias de produtos químicos, Nova Iguaçu tem bom potencial. Com o desenvolvimento do pólo petroquímico de Duque de Caxias, haverá disponibilidade de matéria-prima que favorecerá a implantação de indústrias de matérias plásticas na Baixada Fluminense.

Em especial, Nova Iguaçu possui bom potencial para aproveitar as oportunidades de desenvolvimento deste tipo de atividade.

A existência de ensino de informática de bom nível em Nova Iguaçu favorece seu potencial para a criação de empresas no setor da indústria eletrônica.

Setor Terciário: Em função de sua característica de pólo de atração regional e do previsível crescimento futuro das necessidades de serviços na região, inclusive em função do desenvolvimento das atividades ligadas ao porto de Sepetiba e à própria EADI – Estação Aduaneira do Interior de Nova Iguaçu apresenta um bom potencial de crescimento para serviços auxiliares, de educação e de saúde, que já têm um bom desenvolvimento no município.

Principais Investimentos:
Setor
Descrição
Valo
R$ Milhões
Comércio
Varejista

Centro de distribuição das Lojas Americanas, com capacidade de armazenamento de 36 mil metros cúbicos de mercadoria.

25,0
Serviço
Público
Estação Aduaneira do Interior (Eadi) - Projeto da Transportes São Geraldo
8,0
Total
33,0