Comissão de Orçamento rejeita contas do ex-prefeito Lindbergh
11/06/2014
A Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Tomadas de Contas da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, presidida pelo vereador Marquinhos da Tia Megue (PMDB), apresentou, na sessão de ontem (10/06), parecer prévio contrário à aprovação das contas do ex-prefeito Lindbergh Farias relativas ao ano de 2009. O relatório foi lido no início dos trabalhos da Casa e concedeu 15 dias para que o ex-prefeito apresente sua defesa, período que começa a contar após sua notificação.
Entre os motivos apresentados pela Comissão para rejeição das contas, estão o desvio de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), no valor de R$ 25 milhões, e ilegalidades no contrato celebrado entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e a empresa Eco Consultoria, em 19/12/2009, para prestação de serviços de informática no Hospital da Posse e na Maternidade Mariana Bulhões. Este contrato foi considerado ilegal pelo Tribunal de Contas do Estado, que já oficiou o Ministério Público Estadual para que tome as devidas providências.
O parecer final da Comissão sobre as contas de Lindbergh Farias será apresentado e votado pelos vereadores assim que seja analisada a defesa do ex-prefeito. Não há prazo regimental estabelecido para isso acontecer. Integram a Comissão, além de Marquinhos da Tia Megue, Carlão Chambarelli (PSDB), Juninho do Pneu (PR), Alcemir Gomes (PR) e Ferreirinha (PT).