Foi aprovada na sessão de ontem, dia 28, na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, a emenda 002/2014 que altera o parágrafo 2º da Lei Orgânica Municipal e reduz o número de vereadores. Dos atuais 29, a Casa passará a ter 21 vereadores, já na próxima legislatura, 2017.
A proposta, colocado em votação pelo presidente Mauricio Morais, foi aprovado, em definitivo, com o voto favorável de 26 dos 28 parlamentares presentes. Os vereadores Fernandinho Moquetá e Flavinho votaram contra.
- Nova Iguaçu é a primeira cidade do Brasil a aprovar a redução do número de vereadores. Acreditamos que a medida significa um melhor aproveitamento dos recursos públicos, e ao mesmo tempo não prejudica o trabalho do Poder Legislativo - defendeu Mauricio. Segundo o presidente, a medida vai possibilitar a ampliação de projetos sócio-educativos da Câmara, como o Educar é Lei, onde alunos das escolas públicas e privadas da cidade visitam a instituição, participam de palestras e de sessões plenárias.
Uma emenda à proposta, de autoria do vereador Fernandinho Moquetá, que fixava em 23 o número de parlamentares foi rejeitada. A aprovação da proposta, que é de autoria do vereador Carlão Chambarelli, líder de governo, foi comemorada com muitos aplausos pelo público presente.