Após um ano e cinco meses afastado de sua cadeira na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, o vereador Israel do Nascimento, Rael O Amigo do Coração (PTN), foi reconduzido ao seu cargo na sessão de ontem, dia 30/09, por decisão judicial, proferida pela ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Thereza de Assis Moura. Dezenas de pessoas ocuparam o plenário da Casa e comemoram sua volta.
- Meu retorno significa um ato de justiça. Tentei por seis vezes minha eleição, sempre agindo dentro dos parâmetros da lei. Quem conhece minha história sabe que sou uma pessoa simples e que nunca usei de abuso de poder para conseguir qualquer coisa em minha vida pública afirma o vereador.
Ele foi afastado, em março de 2014, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, em processo que o acusou de troca de votos por medicamentos e exames médicos em um centro social, no bairro de Austin. Esse processo foi anulado pelo TSE, que julgou improcedente a ação de impugnação. Em um dos argumentos usado pela ministra Maria Thereza, no Recurso Especial 49-67, consta:
A conclusão do Regional pela configuração do abuso de poder decorreu simplesmente do oferecimento gratuito de consultas, exames e serviços diversos à população. Não vejo abuso nessa ação.....
O primeiro suplente do PTN, Dekias, que assumiu a vaga de Rael durante este período, foi lembrado pelo vereador. Quero deixar claro que entre e eu e Dekias nunca existiu nenhum problema. Foi merecimento dele ocupar a minha vaga. O prefeito Bornier e o presidente Mauricio Morais também foram lembrados em seu discurso como verdadeiros amigos e apoiadores.
Quebrando o protocolado, Mauricio Morais autorizou a realização de uma homenagem do artista evangélico Anderson Peres, que cantou a música Simplesmente sobrenatural, emocionando a todos os presentes.