Conforme determinação da Lei Federal nº 141, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal realizou audiência esta manhã, dia 27, para a apresentação do Relatório de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde referente ao 1º quadrimestre de 2018, sob a coordenação do seu presidente, vereador Dr. Cacau. Durante quase 3 horas, as ações da pasta neste período foram apresentadas pelo secretário Manoel Barreto e pelo subsecretário Carlos Alberto de Souza e debatidas pelos presentes.
Mesmo com a má notícia de que o governo do Estado continua não enviando os repasses financeiros que são de sua responsabilidade, Manoel Barreto e Carlos Alberto apresentaram números que mostram um avanço da saúde na cidade. "As equipes de saúde da família aumentaram de 85 para 118; as de saúde bucal de 20 para 29; o programa Melhor em Casa, que cuida do paciente, que estava hospitalizado, em sua residência, que começou com 2 equipes, agora conta com 8; e o programa Mais Médicos já possui 40 profissionais trabalhando nas Unidades", explicou o secretário municipal.
"Muito ainda precisa ser feito, sabemos disso, por isso estamos adotando uma política que consiga trazer mais recurso para Nova Iguaçu. Já está em fase final a implantação do 1º laboratório de prótese dentária, que vai oferecer 50 próteses/mês, com recursos do Ministério da Saúde", explicou Barreto.
Além de Cacau, participaram da audiência os vereadores Fabinho Maringá, Alexandre da Padaria e Li Só Alegria. Uma visita conjunta da Câmara com a secretaria às Unidades 24 Horas, Hospital da Posse e Maternidade Mariana Bulhões, proposta da Comissão, será realizada em breve. "Percebo que as ações da saúde para atender melhor a população começam a apresentar resultados. É visível a melhora deste relatório em relação ao apresentado anteriormente", afirmou o vereador Dr. Cacau.