A primeira mulher a ser eleita vereadora em Nova Iguaçu e no Estado do Rio de Janeiro, em 1947, Carmelita Brasil foi reconhecida este ano através de dois projetos. O primeiro foi a criação da Medalha Carmelita Brasil, de autoria do presidente da Câmara Municipal, Eduardo Reina Gomes de Oliveira, Dudu Reina, que irá homenagear mulheres que se destaquem por suas ações, todo mês de março.
O segundo é a exposição fotográfica, que começou hoje (14) apresentando a vida e obra de Carmelita, uma mulher além de seu tempo, que se destacou na política e na cultura, sendo até presidente de escola de samba.
Pelas lentes do fotógrafo Paulo Santos, a exposição é fruto da pesquisa dos jornalistas Luiz Claudio Almeida e Claudia Maria, e contou com o apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura de Nova Iguaçu.
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a história desta mulher pioneira, tem até o dia 30 de junho para visitar a exposição, no segundo piso do TopShopping, em Nova Iguaçu.
Vale a pena!
A partir da esq: presidente da CMNI Dudu Reina, presidente da Fenig Miguel Ribeiro, Rogerio Costa subsecretário de Cultura e o procurador da CMNI João Bosco participam da inauguração da exposição