Icon
A+ A- Contraste

Notícias




Sessão ordinária da CMNI aprova vários projetos, entre eles um que homenageia o ex-prefeito e ex-vereador Mario Marques

21/03/2023
Vereador por 7 mandatos em Nova Iguaçu, prefeito entre os anos de 2002 a 2004 e eleito deputado estadual em 2006, Mario Pereira Marques Filho, Mario Marques, guarda uma história política e cultural muito grande com a cidade. Falecido no dia 19 de maio de 2019, é uma das figuras públicas que mais se destacaram e são reconhecidas na região. Para preservar seu nome, o presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Eduardo Reina Gomes de Oliveira, Dudu Reina, é o autor do projeto, aprovado hoje (21/03), que altera o nome do Complexo Cultural de Nova Iguaçu para Complexo Cultural Mario Marques.

- Mario Marques dedicou toda sua vida ao município. Seu legado de comprometimento com o interesse público é imensurável e ultrapassa seu próprio tempo. É uma justíssima homenagem – afirmou Dudu.

Vários projetos foram aprovados em última votação:

- O que torna permanente o laudo que comprove o Transtorno do Espectro Autista – TEA – e a Síndrome de Down. Segundo o autor, vereador Dr. Marcio Guerreiro, as duas doenças não podem ser revertidas, não havendo sentido a atualização periódica do laudo.

- Vedação da nomeação para cargos em comissão, na administração pública, para pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Federal nº 13.104/2015, Lei do Feminicídio. O vereador Jeferson Ramos explicou que a vedação termina quando for comprovado o cumprimento da pena.

- Fica proibido o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como qualquer artefato de efeito sonoro, em lugares fechados e abertos, áreas públicas e locais privados de Nova Iguaçu. Dudu Reina disse que seu projeto visa acabar com o desconforto e impacto negativo para bebês, crianças, idosos, pessoas portadoras do espectro autista e animais causados pelos fogos de artifícios.

Foram aprovados, ainda, o reconhecimento da Utilidade Pública para a Fundação Assistencial Santa Bárbara, autoria de Dudu Reina, e a denominação de Clínica da Família Myriam da Rocha Azeredo à clínica localizada no bairro Cerâmica, com os vereadores Alexandre da Padaria e Mauricio Morais na autoria.

O serviço prestado pela concessionária Águas do Rio, responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em Nova Iguaçu, será o tema da audiência pública realizada pela Câmara Municipal no próximo dia 13 de abril, às 10 horas, aberta à população. Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, vereador Claudio Haja Luz, tem percorrido a cidade e conversado com a população.

“São muitas as denúncias de abusos que temos recebido. Desde cobranças indevidas em residências que não têm abastecimento de água, até a cobrança de hidrômetros que nunca foram colocados. Estamos recolhendo o depoimento dos moradores e vamos apurar todas as irregularidades”, disse Haja Luz.




Ver Alexandre da Padaria
 
Ver Dr. Marcio

Presidente Dudu

Ver Maninho

Ver Haja Luz

Ver Alcemir

Ver Vaguinho

Ver Claudinho

Ver Jeferson

Ver Dr. Robertinho