Icon
A+ A- Contraste

Notícias




Câmara de Nova Iguaçu aprova instalação do botão do pânico nas escolas públicas

06/06/2023
O dispositivo eletrônico de segurança conhecido como botão do pânico vai se tornar um aliado da comunidade escolar de Nova Iguaçu no combate à violência. Projeto de lei do vereador Maninho de Cabuçu foi aprovado na sessão plenária de hoje (06/06), na Câmara Municipal, em última votação, tornando obrigatória a instalação do equipamento nas escolas públicas da cidade. “Nosso projeto visa trazer mais segurança no ambiente escolar, permitindo uma ação rápida das forças do Estado, que serão acionadas em caso da ocorrência de qualquer incidente”, explicou o vereador.

Também de sua autoria, e votado em última discussão, foi aprovado projeto que determina a retirada de cabos e fiações da rede aérea excedentes e equipamentos sem uso instalados nos postes. As empresas públicas e privadas, prestadoras de serviços públicos por meio da rede aérea, serão obrigadas a remover tais fios e cabos. Os dois projetos serão levados à sanção do Executivo.

De autoria do vereador Alcemir Gomes foi apreciado e votado em 1ª discussão projeto que torna obrigatória a aquisição, por hospitais, clínicas e postos de saúde, de macas, camas e cadeiras de rodas para atendimento exclusivo às pessoas obesas. A medida vale para unidades de saúde públicas e privadas. O texto prevê advertência e multa em caso de descumprimento da lei.

Durante o tempo destinado ao Tema Livre, o vereador Vaguinho Neguinho fez um apelo para que agências bancárias não fechem no bairro KM 32, como tem sido anunciado na região. Vaguinho falou sobre a penalidade que será imposta à população local, que terá que se deslocar para outros bairros para conseguir atendimento. Já o vereador Claudio Haja Luz discursou sobre a necessidade da implantação do Hospital do Olho em Nova Iguaçu, unidade que já existe em outros municípios. Segundo ele, a demanda por atendimento oftalmológico é muito grande na cidade.

Finalizando a sessão, o superintendente municipal da Vigilância Sanitária, Luiz Cláudio da Silva Ferrão foi homenageado com uma Moção de Congratulações e Aplausos pelo trabalho que vem desenvolvendo na pasta. O vereador Mauricio Morais foi o autor da Moção.



Presidente Dudu Reina

1º vice-presidente Dr. Marcio Guerreiro

2º vice-presidente Vaguinho Neguinho

3º secretário Alcemir Gomes

Vereador Claudinho da Kombi

Vereador Dr. Robertinho


2º secretário Claudio Haja Luz

1º secretário Alexandre da Padaria

Vereador Maninho de Cabuçu

3º vice-presidente Jeferson Ramos

Superintendente de Vigilância Luiz Cláudio
e vereador Mauricio Morais