Icon
A+ A- Contraste

Câmara de Nova Iguaçu aprova projeto de lei de combate ao preconceito contra pessoas albinas




15/10/2025
Foto da notícia

A Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovou, na sessão ordinária de hoje (15), um importante projeto de lei voltado ao combate, ao preconceito e à discriminação contra pessoas albinas. A proposta tem como objetivo promover ações de conscientização, garantir direitos e estimular o respeito à diversidade, reforçando o compromisso do Legislativo municipal com a inclusão e a dignidade humana. Autor do projeto, o vereador Igor Porto fala sobre sua iniciativa:

"O albinismo é uma condição genética que reduz ou impede a produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele, dos cabelos e dos olhos. Apesar de não afetar as capacidades físicas ou intelectuais, muitas pessoas albinas ainda enfrentam estigmas, piadas e exclusão social. O projeto busca justamente combater essas atitudes preconceituosas, incentivando campanhas educativas e políticas públicas voltadas à proteção e valorização dessa parcela da população", explicou. O texto foi aprovado em 2ª votação e segue para a sanção do Executivo.

Dia do Professor: Em comemoração ao Dia do Professor, celebrado hoje, a Câmara prestou homenagem aos educadores que dedicam suas vidas à formação de cidadãos e ao fortalecimento do futuro do país. A data, instituída nacionalmente em 1963, reconhece a importância do magistério e valoriza o compromisso daqueles que enfrentam diariamente os desafios da sala de aula.

Durante a sessão, vereadores ressaltaram que o trabalho dos professores vai muito além da transmissão de conhecimento — ele envolve inspiração, acolhimento e construção de valores. "Educar é transformar realidades. O professor é um agente de mudança social e merece nosso respeito e reconhecimento todos os dias", destacou o presidente Dr. Marcio Guerreiro.

Danielzinho da Padaria também reforçou, em seu discurso, o compromisso que a Casa deve ter com políticas públicas que valorizem a educação, a formação continuada e as condições dignas de trabalho para os profissionais da rede pública municipal.

"O Dia do Professor é uma oportunidade de reafirmar a importância do investimento em educação de qualidade, base fundamental para o desenvolvimento de Nova Iguaçu e de todo o país", afirmou o vereador Juan Santa Cruz.

Na Tribuna, o vereador Claudio Haja Luz falou sobre seu projeto, aprovado em 2ª discussão, que reconhece as igrejas e templos de qualquer culto como atividades essenciais, ainda que em períodos de calamidade pública, emergência ou pandemia: "Este projeto de lei busca harmonizar o direito fundamental à liberdade religiosa com a necessidade de resguardar a coletividade em momentos de crise, reconhecendo que a prática da fé é elemento essencial para a dignidade da pessoas humana".

Baseado no Estatuto do Idoso, que em seu artigo 4º estabelece que nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, o vereador Vaguinho Neguinho apresentou projeto que obriga a fixação da frase 'Desrespeitar, negligenciar ou prejudicar idosos é crime' nos ônibus, repartições públicas municipais, postos de saúde, hospitais e bancos. O texto foi aprovado em 1ª discussão.

Várias personalidades foram homenageadas na sessão (confira nas fotos). Entre elas, Marcelo Tyson, produtor musical e cultural, há 25 anos trabalhando na rádio FM O Dia e responsável por diversos eventos na Baixada Fluminense, homenageado pelo vereador Marcio Simpatia.

Clique sobre as fotos para ampliá-las.


Ver Igor Porto: inclusão das pessoas albinas

A partir da esq: vereadores Alexandre da Padaria, Vaguinho Neguinho, Dr. Marcio Guerreiro, Claudio Haja Luz e Dr. Robertinho

Presidente Dr. Marcio Guerreiro: por Indicação do seu mandato, começaram as obras de ampliação da Clínica da Família no Jardim Iguaçu

Ver Danielzinho da Padaria, o primeiro na fila da frente, comemora o a licitação para contratar a empresa responsável pela construção do batalhão da Polícia Militar, no bairro Cobrex, em Nova Iguaçu

Ver Haja Luz fala da importância dos templos e igrejas, para a população, em épocas de crise

Marcelo Tyson, produtor cultural, recebe o Título de Cidadania Iguaçuana, indicação do ver Simpatia, e é homenageado por todos os vereadores

Ver Marcio Simpatia e Marcelo Tyson

Tenente Bombeiro, Diego Didier, e major Bombeiro Rafael Carvalho são homenageados pelo vereador Mauricio Morais

1º sargento da Polícia Militar, Denis Silva Xavier, recebe Moção de Aplausos do ver Maninho de Cabuçu

PM Denis Silva, ver Camu e a professora Eduarda Evangelista

José Benedito, mais conhecido em Nova Iguaçu como Tony Best, e vereador Dr. Robertinho

Presidente da Cruz Vermelha em Nova Iguaçu, Renato Muniz, tem trabalho reconhecido pelo ver Dr. Robertinho

Ver Rogerio do Pneu: exemplo de pessoa idosa de grande vitalidade

Vaguinho Neguinho agradece a aprovação de seu projeto que garante respeito aos idosos