A Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovou, nesta terça-feira (4), o Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, que define as diretrizes, objetivos e metas da administração municipal para os próximos quatro anos. O documento, elaborado pela Prefeitura em conjunto com diversas secretarias e com a participação popular, orientará a execução das políticas públicas e o planejamento orçamentário do município até o final da próxima gestão.
O PPA é o principal instrumento de planejamento de médio prazo do setor público e estabelece bases para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). O texto aprovado contempla investimentos em áreas estratégicas como saúde, educação, mobilidade urbana, habitação, meio ambiente, segurança e desenvolvimento econômico.
De acordo com o presidente da Câmara, Dr. Marcio Guerreiro, o novo PPA reflete o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população. "Este Plano foi construído com diálogo e transparência. Ele traduz as prioridades do governo e da população de Nova Iguaçu, estabelecendo metas concretas para o avanço da cidade nos próximos anos", destacou.
O processo de elaboração do PPA contou com audiências públicas realizadas entre os meses de julho e setembro de 2025, permitindo que cidadãos e representantes da sociedade civil apresentassem sugestões e demandas para os próximos anos. Ele foi aprovado em 2ª discussão e dos 19 vereadores presentes, 18 votos foram favoráveis e 1 contra, do vereador Igor Porto. O texto segue agora para a sanção do prefeito Dudu Reina.