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OUVIDORIA

Qualquer cidadão pode apresentar reclamações ao Poder Legislativo. A Ouvidoria da Câmara Municipal de Nova Iguaçu atua na defesa do interesse público e foi criada pela Lei 4.915/2018.

DENÚNCIA

RECLAMAÇÃO

SOLICITAÇÃO

SUGESTÃO

ELOGIO

FAQ

A Ouvidoria é um espaço de controle social criado para o cidadão/usuário. É um instrumento democrático de controle e avaliação que permite acompanhar, comentar, sugerir e elogiar a atuação política dos representantes do povo, contribuindo para a construção e o fortalecimento da democracia, com ética e transparência, onde o Ouvidor representa os interesses do cidadão junto à instituição. A criação de ouvidorias parlamentares é reflexo das aspirações populares por maior participação e conhecimento da atuação do Poder Legislativo. É uma unidade de apoio estratégico e especializado, com atribuições de recepção de demandas, críticas e denúncias, e manutenção de canal de comunicação e fortalecimento da democracia participativa entre a Câmara e a sociedade civil.

A Ouvidoria do Legislativo está focada em receber elogios, reclamações, sugestões e solicitações dos Iguaçuanos. Ela faz a mediação da Câmara Municipal de Nova Iguaçu com a sociedade, pois analisa as demandas recebidas e busca soluções, tendo em vista o aprimoramento na prestação do serviço público. Já o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) tem a função de prestar informações com base na LAI - Lei de Acesso à Informação (lei federal 12.527/2011) e, em atendimento aos preceitos constitucionais de que todos têm direito, a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.

  • Promover a efetiva articulação entre os diversos setores da Câmara Municipal junto à população, garantindo a qualidade dos serviços prestados pela Câmara Municipal;
  • Encaminhar à Mesa Diretora denúncias que entenda carecedoras de investigação mais complexa ou de competência respeito às atribuições da Câmara;
  • Receber e recolher, em cada unidade administrativa da Câmara, as sugestões, reclamações ou representações recebidas que digam respeitos ao funcionamento ou eficiência dos serviços da Câmara, tanto aqueles afetos à competência dos seus servidores quanto à dos vereadores, integralizando ações político-administrativas desenvolvidas pela Câmara Municipal;
  • Receber e se manifestar ou encaminhar para manifestação pelo setor competente da Câmara quaisquer outros assuntos julgados de interesse do cidadão inerentes às atribuições da Câmara Municipal;
  • Verificar a legalidade de atos ou abuso de poder, dando andamento às providências a serem adotadas;
  • Acompanhar as providências adotadas pelos setores competentes, garantindo o direito de resolutividade e mantendo o(s) interessado(s) informado(s) do trâmite dos processos;
  • Executar outras atividades correlatas.

  • Para consolidar a democracia e fortalecer a cidadania, incentivando a participação popular;
  • Para receber e analisar as demandas enviadas pelos cidadãos (sugestões, comentários, denúncias e elogios) e buscar soluções, tendo em vista o aprimoramento na prestação do serviço público;
  • Para levar ao conhecimento dos integrantes do Poder Legislativo o pensamento, os anseios e as necessidades dos cidadãos e auxiliar os parlamentares no processo legislativo (apresentação, discussão e votação de proposições em plenário e comissões temáticas);
  • Para contribuir na melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo Legislativo à população, sugerindo e recomendando providências;
  • Acompanhar as providências adotadas pelos setores competentes, garantindo o direito de resolutividade e mantendo o(s) interessado(s) informado(s) do trâmite dos processos.

  • Sugestões: propostas para aprimorar os trabalhos do Poder Legislativo;
  • Questionamentos ou reclamações: queixas contra a prestação de serviços ou abuso de autoridade praticada por aqueles que representam o Poder Legislativo;
  • Comentários: dúvidas, desabafos e críticas sobre temas relacionados à atuação de políticos e servidores do Poder Legislativo;
  • Elogios: agradecimento aos atendimentos realizados pela Ouvidoria, bem como em relação à atuação dos parlamentares e servidores da Casa Legislativa.

O cidadão preencherá o formulário com sua mensagem e a Ouvidoria mantém em sigilo a identidade do cidadão, quando solicitada ou diante da necessidade do caso.

O tempo de resposta será o mais breve possível. A partir do recebimento da manifestação, a resposta é encaminhada em até 30 dias, prazo que pode ser prorrogado por igual período, uma única vez, informando as providências e procedimentos adotados.